Ebserh - Maioria aprova fim da greve e ACT será firmado

Na última semana, trabalhadores da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) entraram em greve em 16 estados pelo reajuste salarial da categoria. Na quinta-feira (09) Assembleias realizadas em 19 estados pelas entidades consultaram trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh sobre proposta final da empresa, mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em processo de conciliação para buscar solucionar conflito que mantinha greve em 16 estados (SC, AP, BA, CE, ES, GO, MG, MT, PA, PR, PE, PI, RJ, SP, SE, TO) e o Distrito Federal. Os diretores do Sindsprev-PE Carlos Tavares e Silvaneide Márcia participaram da greve junto com os demais servidores.

Em doze estados (AP, ES, MA, MG, MT, PE, PI, PR, RJ, RS, SP, TO) e o DF as assembleias aprovaram por maioria o fim da greve e autorização para firmar o ACT 2024/2025. Em seis estados (BA, CE, GO, PA, SC e SE) , a maioria disse não à proposta mediada no TST.

Além da proposta dos índices apresentados pela empresa de 3,09% (80% do INPC) para o ACT 2024/2025, retroativo a 1º de março, e o reajuste salarial de 100% do INPC sobre salários e benefícios para o ACT 2025/2026, a proposta para benefícios inclui:

• Auxílio-alimentação

R$800 em 2024 (retroativo a 1º de março)
R$1.000 a partir de março de 2025

• Auxílio creche

Ampliar valor de R$213,96 para R$484,90 (retroativo a 1º de março)

• Auxílio saúde

Aumento equivalente ao INPC saúde, passando de R$180,68 para R$190,65 (retroativo a 1º de março)

O acordo também prevê a manutenção das cláusulas sociais já negociadas e apresentadas pela empresa no último ofício SEI nº 101/2024/PRES-EBSERH. A empresa também assegura o abono dos dias parados com reposição de 50% das horas.