Nova reunião da carreira social do INSS já tem data marcada pelo governo

O governo federal agendou mais uma rodada de negociação das mesas setoriais e temporárias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) através do Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público (MGI). A reunião está prevista para acontecer nos dia 22 de maio.

Na mesa do INSS, uma das questões mais importantes é o cumprimento da nota técnica 13, que trata do acordo de greve de 2022, que prevê a carreira típica de Estado, com a exigência de nível superior e a incorporação gradual da GDASS, mas que ainda não foi implementada e portanto espera-se que seja aprovada pelo atual governo. Também será apresentado um índice de reajuste linear. Na última reunião, ocorrida em março, a União apenas se comprometeu a analisar as demandas sindicais, sem garantias concretas.

Entre os pontos essenciais do acordo estão a transformação da carreira do seguro social em típica de Estado, alteração do nível de ingresso para técnico do seguro social para nível superior, incorporação gradual da gratificação (GDASS) ao vencimento básico (VB) e adicional de qualificação. Tais medidas são vitais para a reestruturação da carreira do seguro social.

O coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, estará em Brasília representando o nosso sindicato e acompanhando a reunião. Seguimos na expectativa de que o governo cumpra uma agenda mais transparente. Em setembro de 2023, representantes do governo mencionaram um projeto em andamento para reestruturar as carreiras "por similaridade" para ativos e aposentados, com o objetivo de valorizar o funcionalismo.